Bike em Terra

Bike em Terra
Topo do Marão 1420 metros (mais ou menos *)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mecânica 101

Caros Bik'enterras,

É com prazer que inauguro aqui a secção dedicada à mecânica de bikes em alta competição. Espero que seja a primeira de muitas e, pelo que vejo, será!

Como devem compreender ainda não me refiz do susto que apanhei ontem quando li nestas páginas que alguém tinha usado um composto isotónico no desviador. Alguém que rola entre nós. Pois ele é um génio! No mínimo! Eu reagi com espanto, tal como aqueles que se riram do Franquelim quando este disse que ia apanhar um raio com um papagaio de papel e uma chave. Morcões tal como eu!

Pois a história dos lubrificantes para desviadores evoluiu dos materiais naturais, como o óleo de fígado-de-bacalhau, passando pelo WD40, que é mistura de óleo e massa consistente, até chegar aos dias de hoje, ao composto lubrificante ultra fino e resistente às utilizações mais intensas. Este último contem grafite, material quase da era espacial.

Evolui até ontem, quando quebrou todas as barreiras! Não é que o Tu o’Six se lembrou GENIALMENTE de usar a sua bebida isotónica para auxiliar o desempenho do seu desviador?! Com toda a lógica! Na sua composição encontra-se o mesmo carbono que está na base dos últimos lubrificantes mas neste caso não te dá asas, dá-te gases! Deviam ter visto como a corrente saltava irrequieta de prato em prato e com muito menos barulho que a do Chefe!

Acredito que a procura deste tipo de produtos será enorme nos próximos tempos. Vamos manter-nos atentos.

Na próxima crónica espero analisar um dos três ciclo computadores do Chefe (se ele ainda mantiver os mesmos).

* O Chefe ainda usa este.

PS: O pausinho serve para muitas coisas! Aprendi a usá-lo com o meu Sensei, embora nunca tenha gostado muito das formigas.

4 comentários:

  1. Epá, por vezes eu fazia xi-xi para lubrificar a corrente mas nunca havia pensado em embeber a transmissão num isotónico comercial. =P

    ResponderEliminar
  2. Pois é ! Aqui o je tá sempre a ensinar esta malta. É certo que fica um bocadinho caro mas os resultados são inigualaveis. Se utilizarem o Isostar High Endurance, com 2 colheres por 500 ml, não hà corrente que chie nem desviador que não desvie.
    É claro que isto era para ser segredo mas, o gaijo das medalhas tinha que dar com a lingua nos dentes, hehehehe. Não sabia guardar só para si.

    Jorgex, o xixi às vezes funciona mas tem custos / riscos elevados. Obriga a fazer análises periodicas. É que se, no que diz respeito a sedimento urinário (citometria de fluxo), tiveres valores de cristais acima de 27/µl corres o risco de partir a corrente, tal a quantidade de cristais que ficam agarrados - origina ferrugem rápida. Neste caso tens que andar muito atento aos valores de :
    Leucócitos : < 10/µl
    Eritrócitos : < 24/µl
    Cél. Epit. descamadas : < 4/µp
    Small round Cells : < 2/µl
    Não vou explicar o que cada um destes parametros faz se em excesso, só digo que estes são os valores máximos.

    E para vos ensinar algo mais digo que já na parte a que lubrificante diz respeito (Estou neste momento a imaginar o murcão a por a cabeça entre as mão e a dizer : "Ó TuOuSix! Ó TuOuSix!"), tenho a dizer que, apesar de nunca ter experimentado, se calhar não deveriamos deitar fora os preservativos depois de usados. Se for no meio do monte é lixo e assim sempre se podia dar outro sentido à reciclagem. Imaginem uma corrente duma bike na cor da moda (branco). Até que não me parece mal hehehehe.

    Ó Murcão ! Os pauzinhos são nossos amigos, especialmente quando rebentamos numa subida... Dão muito jeito para tirar as pedrinhas que estão na transmissão, e recuperar as pernas também... 2 em 1. Agora já não precisas deles, põe isostar que isso passa (em ambos, transmissão e corpo, para não haver dúvidas)

    ResponderEliminar
  3. ...Olá Jorgex, bem-vindo ao clube mais morcão à face dos Blogs. E pelos vistos vais te sentir em casa!

    ResponderEliminar
  4. Viva Jorgex bem-vindo ao clube espero que gozes e brinques o maximo connosco. E pedalar também!

    ResponderEliminar