Bike em Terra

Bike em Terra
Topo do Marão 1420 metros (mais ou menos *)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Portalegre 2010


Caros Enterras, deixo aqui o documentário escrito à visita que fiz neste dia do trabalhador do ano 2010 às terras do Alto-Alentejo. Mais propriamente a Portalegre e às suas 10 freguesias*, e à sua famosa maratona de BTT.

Gostei imenso de tudo o que vi, das paisagens, do verde que cobre todas as redondezas, da serra de São Mamede e das típicas aldeias e herdades alentejanas por onde passamos. Mas nem tudo foram rosas senhor, nem tudo...

Cheguei à fila para a partida às 8 em ponto e, como habitualmente bastante atrasado, pois já lá estavam aí uns 1000 biciclistas, pelo que fiquei a uns 100 metros da meta.
E perguntam vocês (com razão) :
- Mas 1000 biciclistas cabem em 100 metros?
E eu respondo:
Pelos vistos, se forem pequeninos ou **…

Passado uma hora partimos ao pé coxinho até à primeira rotunda depois da meta onde lá nos deixaram começar a pedalar… Foi uma partida diferente, nada comparada com aquilo que tinha ouvido dizer… até a noite foi diferente! Não, não foi assim tão diferente… apenas dormi no quartel dos bombeiros, numa camarata (sozinho), foi porreiro, parecia que estava na tropa, onde nunca estive.

Para a organização só tenho a dizer 5 estrelas, em todos os aspectos, indicações, cruzamentos com vias públicas, qualidade e posicionamento dos abastecimentos****, no último serviam-nos Isostar num copo e aproveitei para beber 2.

Relativamente ao aspecto de dureza da maratona e preparação necessárias para a completar, tenho que ser honesto, temia que fosse pior! Acredito inclusive que foi feito um grande esforço pela organização para limitar os possíveis acidentes, pois vi algumas áreas desbravadas*****, as descidas mais técnicas devidamente assinaladas, e sempre com um grau de dificuldade reduzido. Ajudou também o facto de ter ouvido 2 membros da organização, com quem jantei no Xixas, dizer que estavam preocupados com o vento lateral e algumas pinhas. É claro que as duas subidas ao cabo de 650.000 decímetros fazem mossa, bem como um acumulado total de 240.000 centímetros.

E perguntam vocês:
- Mas óh morcão, se esperavas pior como é que levaste 7h23’ para acabar? E em 611º?
E eu respondo:
- Disse que temia pior, não disse que estava bem preparado… Para além disso deixei cair duas vezes o bidão, uma delas ainda estávamos em pelotão… só visto!!... A outra quase acertava num polícia, até pensei que ele me fosse multar. É claro que os apanhei, senão ainda me chamavam burro outra vez… Irra…

E perguntam vocês:
- E é para repetir?
E eu respondo:
- Se algum Enterra for, sim. Se não, talvez… Isto porque são 800.000 metros de viajem, para 100.000 de diversão, o rácio não é lá grande espiga.

* Alagoa, Alegrete, Carreiras, Fortios, Reguengo, Ribeira de Nisa, São Julião, São Lourenço, Sé e Urra. (Wikipédia)
** Tenho que ter cuidado com estas observações, por causa do Cutepino…
**** No primeiro deles um espectador chamou-me burro, e com razão, porque deitei a garrafa de água para o chão, onde já estavam umas centenas… mas passados 5 metros havia um contentor do lixo, com a tampa aberta!!!… Burro, eu e a manada que me precedia, espero que ele também os tenha saudado da mesma forma (eu teria)!!!
***** Em algumas, e estou-me a lembrar da de Chaves, parece que passamos pelo meio de pedreiras...

25 comentários:

  1. Bom isto não parece uma maratona mas sim um DAKAR ou melhor BIKEKAR....

    ResponderEliminar
  2. E já agora quem falou em MANADA...ÉME FAMILIAR..HEHE

    ResponderEliminar
  3. Bikekar vai ser este ano no mítico raid alémtejano Alvalade-Porto Côvo-Alvalade, onde sou largado algures no alémtejo e tenho de fazer caminho até encontrar oceano atlântico.

    É preciso ter em conta que eu não tenho pedalado desde fevereiro... =P

    ResponderEliminar
  4. ...Caro Jorgex, desejo-te uma óptima aterragem (já percebi que voas) e boas pedaladas... Estive a ver o site dos Kotas... vais fazer 60, 70 ou 120? Mas com 2 meses e meio sem pedalar qual é o segredo, ginásio ou sanatório?

    Manada Éle Éme? Com éme?...Onde?...Quem?...Quando?...Tem seguro?...

    E óh malta onde está o rescaldo do vosso fds? Ouvi uns zuns, zuns...

    Quem foi o artista que fotografou o Coutinho? Foi o Chefe?

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Milagre Alémtejano?!

    Bike Nazi invade Alémtejo (uns 70 anos depois da WWII)?!

    A dor física é superada pela força psicológica do Jorgex!?

    No fundo, sou masoquista! =P

    ResponderEliminar
  7. Rescaldo do Fim-de-Semana : O porto espetou 3 batatas no slb. Ai Jesus que pena...
    (esta é pró Mister Ci)

    ResponderEliminar
  8. (esta é pró Mister Ci)
    ... e foi roubado como ele queria hehehehehe
    Agora a sério, o rescaldo do fim-de-semana, hum, é muito complexo. mas vou tentar :
    O Chefe, ao fim de 5 Kms, se apanhasse o la pin, trucidava-o, tal era o nervosismo provocado pela desafinação do desviador traseiro da sua (até ver) nova Bianchi.

    O CuTePino furou duas vezes, a primeira das quais, não foi bem bem furo porque foi na parte de dentro da camara. Na uniao vulcanizada que fica junto ao aro (defeito de fabrico).

    O Mister Ci está a tomar doping, no minimo. Já não tenho duvidas. O gaijo está numa forma. Só bisto.

    Eu, coiso.

    Ps - As hostilidades estão iniciadas. Pela primeira vez, abifanou-se umas cervejas traçadas. Eu temo onde isto vá parar.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. exacto só que desta vez foi ao contrario, é muita fruta
    os meus parabéns pelo vosso 3º lugar.
    (este foi o meu primeiro e último coment sobre o futebol aqui, porque já sei onde isto vai acabar)

    Não MM tive que mudar de avatar pq na outra estava com o doping na mão, e eu aos poucos tenho vindo a tentar dar o exemplo (tb pudera de tanto levar nas orelhas)

    Ouvi dizer que o La Pin tem a loja a venda, deve mudar de ramo e de país. Segundo ele diz “temos um chefe ao virar da esquina). Penso que vai para Tailândia para um workshop sobre massagens

    ResponderEliminar
  12. Sou do RIO AVE desde pequeno!!!
    Meus parabéns, MESTRE MORCÃO pelo 611 isso já da lugar a comemoração, não é qualquer um que tira esse lugar, mas conheço um gajo lá pros lados de Aldoar que era capaz de ficar em primeiro ou em segundo como o clube dele vai ficar.
    Fui ao LA PIN a espumar-me pela boca, cheio de azia(como estavam os mouros no domingo)só faltava chegar lá e atirar a bike,(como o LUIsÃO fez.
    Vai dai o LA PIN diz ele « com que então bicicleta nova hem? A minha resposta; bicicleta nova o c#&?&%$ f*+?&%$#$ estoura por todos os lados, fui gozado e vocÊ também disse lhe eu, ninguém quer vir aqui, Lá chamou o mecanico,BAI DAI PEGA NA BIKE dá duas voltas e pronto, está pronta.Imaginem como eu fiquei " só isso de certeza não precisa de na novo perguntei eu, NÃO É SÓ DAR UM APERTO AQUI NO CABO.
    E lá vim eu embora chateado.


    BAI BUSCUALA 3 / 1 Á duvidas

    ResponderEliminar
  13. "...NÃO É SÓ DAR UM APERTO AQUI NO CABO..."

    CuTePino, tu és o maior. Tens é que aprender comigo, um gajo só ouve e diz que sim a tudo

    Se vcs tivessem ouvido o CuTePino, o Chefe teria feito o passeio tranquilo sem estar a remoer com o La Pin, e nem eu tinha que o ouvir a ele e mais os seus assobios

    ResponderEliminar
  14. ...Óh meus amigos... vá lá... P.f. tento nos dedos... um dia deste vocês vão começar a levar bolas para o meio do monte e bicicletas para o campo... vá lá...

    Alguém dizia:
    - "Chaque chose à son temps!" e eu concordo, sem perceber.

    Obrigado Cutepino, Portalegre não foi fácil, mas honestamente também não foi difícil, tirando o arremesso de bidões. No final da maratona fui ao quartel agradecer novamente a guarida e dizer que tudo tinha corrido bem... E o Gerês parece que também correu bem?!.. Só não percebi ainda a questão de teres os músculos sujos... E a diferença de kilómetros?!

    Chefe, as duas voltas que o La Pin deu foram de quantos metros? O aperto doeu-lhe? Alguém se distraíu? O que vai mudar a seguir? Já vendeu as sapatilhas 44 novinhas? A lesão está sanada? As massagens resultam ou não? E o peixe tem picado? Onde está o Piu-Piu?

    Olá Coutinho, ouvi dizer que ninguém o segura!!! Já está marcada a maratona do Marão no dia 25 deste mês? O Chefe não pode ir... Continuo a gostar da imagem!

    Tu o'Six, 'tou à espera de poder abifanar também alguma na Konga*...

    Tenho também uma dúvida, o que é que vocês querem dizer com disse...
    Esta mensagem foi removida pelo autor?

    * 100 guê

    ResponderEliminar
  15. músculos sujos?! tamanha baboseira só pode ter partido de mim lol
    Deve ser da preguiça matinal e final(falta de aquecimento e alongamentos)

    Konga? abifanar? estou lá
    tudo menos pernoitar no quartel da mangueira

    ResponderEliminar
  16. a maratona não Mestre, ainda é muita fruta para mim.... vou tentar a meia sempre são menos uns kms (50% rsrsrsr)

    mas o culpado é o Tu Ô Six, que anda para aí a dizer que estou em forma, e o pior é que eu acredito

    ps. vou-vos confessar pq me inscrevi na 1/2 do Marão..... assim de repente lembrei-me duma fatia de bola hummmmmmmmmmmm

    ResponderEliminar
  17. Ei lá ! Acho que desta vez num há bola, é capaz de haver um leitão no espeto ou assim... o normal.

    Ai jesus, o quartel da mangueira (í cum caneco, tá u caldu inturnadu)

    Mister Ci, tás em grande forma, em crescendo diria. Agora não te armes em convencido e vê se ouves (gostei desta (vê se ouves)) as assobiadelas do Chefe, senão ele fica chateado e diz que deves ser como o Shrek que tira cera dos oubidos para fazer velas. É escusado.

    Musculos sujos ????? ?????? ?????????
    Como ?
    Se for preciso, fala comigo, que para limpezas tou cá eu, o Director do Dept. de Limpezas dos BET.


    Relativamente à maratona propriamente dia, num sei, mas apetece-me dizer algo que está na moda :

    Esta mensagem foi removida pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. ...Impec Coutinho... Nesse caso só fica o Chefe a faltar... Lá tinha que ser...

    Nem lhe pergunto como está a bike... tremo só de pensar que esteja no La Pin ou que já seja outra...

    ResponderEliminar
  20. Não havia nexexidade disso! Prezo muito a vossa vontade, também gostava muito de ir ao MARÃO, mas vou estar muito melhor do que boceses tenho uma maratona com as pernas debaixo da mesa e vai me sair caro! É em Sevilha e só volto segunda ou terça! HÓ Mestre a bike esta in pe k até parece nova. Sabado há bolta ou domingo antes da missa?

    SHREK? Cera? Velas? só me faz lembrar alguém!

    ResponderEliminar
  21. ...Há voltas sim senhor...

    O Morcão vai sair no Sábado de tarde às 14:30, passa por Valongo, Sanatório, Pias, S.ª do Salto, Recarei, Valongo e regressa a S. Romão. ETA: 18:00;
    No Domingo de manhã vai subir à S.ª da Assunção e depois vai junto ao Rio Ave até à Trofa, Vilarinho e S.ª Eufémia, sem ETA.

    Se estiverem interessados é só dizer, são 10€ (para elas faço desconto de quantidade).
    Para outras alternativas falem com o Tu o'Six amanhã na francesinha.

    Em Sevilha? Muy bien... in pe k? a sério?

    ResponderEliminar
  22. Era isso mesmo, Mestre Murcão sempre muito atento. Como é ? Francislao amanhã 13:00 GMT ?

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar