Bike em Terra

Bike em Terra
Topo do Marão 1420 metros (mais ou menos *)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Maratona do Marão ou Vai (para os 80Km) que te enterras

Ora viva caros BikeEmTerra,

Finda que está esta epopeia que foi a Maratona do Marão venho aqui fazer um resumo do que se passou.

O encontro, foi na bomba de gasolina da Santa Rita, às 8:00. O pessoal cumpriu o estipulado e foi à horinha que nos encontramos. Seguimos viagem para Amarante pela IP4.
As previsões da meteorologia era de possibilidade de aguaceiros fracos, descida da temperatura e possibilidade de trovoada. Pois bem ! Nada disto aconteceu. (Hoje estou numa de pragmático por isso não vou tecer considerações. Vou-me cingir aos factos.).
Chegamos a Amarante e colocamo-nos prontos para a maratona. Eu e o MM iamos para os 80 Km. O CuTePino e o Mister Ci para os 40Km.
Lá nos dirigimos para a partida, onde nem 5 minutos esperamos. Foi tudo mesmo à horinha até aqui. Já parecemos profissionais disto. Ninguem ficou com pena de não ter ficado + 5 minutos na cama.

A maratona começou com uma volta pela cidade para aquecer e logo de seguida começamos a primeira subida. Era uma subida em asfalto no inicio mas que dava muito que fazer. Era preciso ter em mente que ainda faltavam 75 Km. A partir de certa altura, ainda a subir, passamos para estradão de terra. Esta subida estradão de terra terminaria no Picoto (marco geodésico que já haviamos visitado noutras alturas).
Quando aí cheguei, cheguei com um sorriso de orelha a orelha pois era mesmo isto que eu queria, conhecer caminhos lá para os lados da aldeia dos meus sogros.
Seguimos então pelo caminho de S.Bento, passando pelo double track dos pinheiros e indo desembocar ao cruzamento da lagoa (que pela primeira vez estava seca).
Aqui fez-se a separação da Maratona para a Meia. Os da maratona iam descer um pouco para depois subir pelo lado Norte do monte de Covelo. Os da meia, iriam subir para o S. Bento e depois para covelo por estrada (bem ingreme).
Pois bem, começava a descoberta propriamente dita. E digo que este estradão está aprovado e será para repetir. Continuando, depois desta breve descida lá apareceu o primeiro controlo da Maratona, a partir dai foi a subir sempre com o mesmo pendente e com a possibilidade de admirar a paisagem à esquerda que entre outras coisas figurava o Monte Farinha, também conhecido por Sra. da Graça.
Chegado a Covelo do monte, apareceu o primeiro abastecimento (e unico para os da Meia). Aqui voltou-se a juntar os dois itinerários para passados 50 metros se voltarem a separar.
Abasteci e segui pelo meu trilho até ao parque de merendas da Lameira (alguns chama-lhe Cerdeira) enquanto que os da meia viravam ali na casa dos caçadores para baixo, pelo caminho que normalmente subimos.
Esta é a parte de uma maratona que, a meu ver, mais espectacular é. Não estás ainda muito cansado e vais sozinho pelo monte fora sem grandes congestionamentos por parte de outros participantes. O solitário encontro.
Chegado à Lameira, encontrei o Sr. Evaristo dos AlbergasBtt. Este fez-me aquela companhia de que eu tanto gosto. Dando espaço para desfrutar o percurso, sem grande colagem, cada um na sua mas sempre presente para o que fosse preciso. Distanciamento presente. Obrigado Evaristo. Boa sorte amigo !
Seguimos por estrada e naquela curva à direita entramos em terra de novo. Quando vi isto pensei - Estou lixado, vamos a PenaSuar ! E lá iamos. Primeira subida que fez mossa. Ia eu a subir o primeiro lanço, lá em cima via que o caminho virava à esquerda para uma ultima subida que me parecia terrivel até ao topo de Pena Suar. No entanto o evaristo ia à frente e quando o vi a virar à direita, ganhei força para seguir.
Depois disto, foi mais ou menos pacifico, com paisagens deslumbrantes do Marão até ao 2ª Controlo. Este situava-se depois da ponte sob o Alto de Espinho. Aqui o calor já começava a fazer-se sentir, e as dores provocadas pela mochila também.
Duas de letra com o tipo da organização e siga para bingo.
Desci um pouco por estrada e entrei num single muito bom, algo perigoso mas muito bom.
Lindo foi o que veio a seguir. Não quero jurar mas penso que foram talvez 7 ou 8 Km de puro prazer. Sem subidas nem descidas, sempre plano por um caminho que contornava o monte, iniciado mais ou menos nas águas do Marão. Já passamos por alguns troços deste caminho quando fomos ao topo do marão, na descida onde fizemos muitos ésses. Dai até murgido foi sempre a assapar, tirando uma subida depois de um tunel feito na rocha, fez-se bem.
Chegado a Murgido, mais um abastecimento e controlo. Reagrupei com o Evaristo e siga que já não deve faltar muito pensava eu... Já o Evaristo ia muito ciente daquilo que o esperava. Ele tinha um GPS e pelas contas dele ainda faltavam +- 800 m de acumulado...
Passamos pelo parque de merendas de bustelo num continuo sobe e desce, daquele que te rebenta com a resistencia que possas ter e o sol, esse, não estava a ser nada amigo.
Bom, depois de descer do parque de merendas, chegamos à N15. Pensava eu, agora é um tirinho até amarante. Estava na ideia que amarante era para a esquerda mas quando o tipo da organização faz o sinal para a direita, eu fui. Pensei com os meus botões ... se calhar o meu sentido de orientação já não está muito bem... vamos lá para amarante.
Passados 500 metros reconheço a saida da nacional para Aboadela.




Começa o Terror...




Para onde é que estes tipos nos estão a mandar ????!?!?!?!
Siga, não hade ser nada.
Descemos para o rio ovelha e esquerda, direita para um caminho de terra passando pela casa da bruxa (assim se diz para aqueles lados, não acredito mas...).
Daí seguimos para cima e acabamos por ir dar ao cruzamento da boavista, quase quase na casa dos meus sogros.
Meus amigos, a parte que se segue, não consigo explanar com clarividencia. O meu estado era catatónico ! Cheio de calor, exausto e sabia que ainda iria ter que vencer este ultimo monte que não iria ser pera doce. Aqui acho que a organização esteve mal. Não deveria colocar tamanha dificuldade nos ultimos 15 Km ! Ou então colocaria mais gente no caminho para dar água, de preferencia fresca.
Daqui até ao fim, eu tinha que parar em cada sombra. Tinha arrepios de calor. Não me sentia bem. Cada subida era feita a pé, e sem vergonha !
Lá apareceu alguem da organização e restabeleci com a agua que me deram. Nunca bebi 1,5l de água com tanta vontade.
No entretanto, já tinha dado sugerido ao Evaristo para seguir viagem pois eu estava a atrasá-lo em demasia e ele assim fez, um pouco renitente mas eu insisti.
Tinha a companhia do Pedro Agrelos. Este homem estava irritadissimo com a organização e com razão pelos facto que eu já explanei. Sofremos os dois para nos arrastarmos até à meta. Quando ele disse "F#d@-S2, esta m3r@ tá toda fud@£§. Mais valia ir a fátima de joelhos " deu-me uma ideia. Eu disse-lhe :
"Que tal passarmos a meta de joelhos ?"
Diz ele : "Vamos lá!"

E assim foi, acabei de joelhos, encostado às cordas, vergado mas não partido por esta maratona do Marão.

Estavam os Enterras à minha espera e as palmas foram para mim muito emocionantes. Obrigado...
Fomos a banhos e depois encher o bandulho com tudo o que pudessemos (falo por mim, Óbeviamente).

Tempos :

Meia Maratona :
Dorsal Nome Clube prova Inicio Fim tempo Posição
387 Mister Ci BikeEmTerra Meia Maratona 9:04:00 AM 1:19:30 PM 4:21:22 AM 238
130 CuTePino BikeEmTerra Meia Maratona 9:04:00 AM 2:31:22 PM 5:33:14 AM 293

Maratona :
Dorsal Nome Clube prova Inicio Fim tempo Posição
68 Murcão BikeEmTerra Maratona 9:04:00 AM 3:31:13 PM 6:33:05 AM 54
205 TuOuSix BikeEmTerra Maratona 9:04:00 AM 4:06:28 PM 7:08:20 AM 65


Lições :
1-Nunca mais andar de mochila. Eu não vou acampar, vou andar de bi-ci-cle-ta. Força muito os ombros e aquece muito as costas !
2-Ponderar bem, se com o calor irei conseguir. Senão, siga para 40km. Nesta altura do ano, é-me dificil aguentar o calor. Nunca tinha sentido arrepios de calor e não gostei do descontrolo que isso transmite.
3-Não sou alergico às picadas das abelhas.


PS - Vejam o blog do amigo Evaristo
Vejam também as magnificas fotos por ele tiradas em http://albergasbtt.blogspot.com/


Track da Maratona :


Outra visão :

Bike route 507173 - powered by Bikemap 



O meu estado no km 73 !!!

14 comentários:

  1. Foi dureza brutalllll essa meia maratona, agora pelo tempos da organização dá para ver que nem fui muito mandrião, entre o reabastecimento, sombrinhas, degustar o chupetin, duas de letra com alguns participantes e a queda. Foram 30 minutos de puro relax. Porque de resto foi sempre a subir, sempre debaixo dum calor doido, e nem as descidas foram fáceis, muito duras mesmo (finalmente ganhei coragem para olhar para o quadro) aparentemente esta tudo bem

    Os últimos 15 kms…. bem foram de doidos, foi onde cai, onde tive mais dificuldade para subir A PÉ, sem forças para descer, onde perdi a lucidez até cair já que até a queda não estava a perceber porque a roda da frente estava a fugir, a levar com um fi”@&? da p&%#@ dum cão a roer-me os calcanhares a minha sorte é que estava a descer.

    Mas depois quando vejo o último membro da organização a dizer “a esquerda” e vejo que estou na recta da meta, e o sentimento que tive naquele. Só posso dizer uma coisa
    AMEI este domingo

    BRUTALLLLLLLLLLLLLLLLL

    ResponderEliminar
  2. ...Caros enterras, a maratona, do ponto de mira do murcão, foi uma maratona com éme de murcão grande...

    'tão a ver aqueles maratonistas que depois de passar a meta atiram-se para o chão? Pois não teve nada a ver, eu atirei-me bastante antes numa sombrinha, tal era o meu estado! Irra que nem nas descidas dava para descansar. E as subidas no final? No mínimo eram para rappel ao contrário! Com o calor que estava e os calhaus no caminho... Algo que eu não tenho treinado o suficiente admito, mas pelas nossas bandas não há assim tantos calhaus, de pedra...

    No essencial foi uma das duras.
    Agradeço a paciência dos enterras que esperaram por mim e a malta encontra-se por aí num qualquer passeio...

    E o Chefe, já voltou? E está perdoado?

    ResponderEliminar
  3. Estás a ver Mister Ci, porque é que um gaijo tem que ir treinar para a beira dos cães ? Assim quando se chega à prova, a gente domina. No mesmo alinhamento, mas em sentido oposto, temos que rever os terrenus, se for preciso, o CuTePino tira os calhaus que anda a esconder na mochila e larga-os numa dessas subida que a gente passe. O meu receio é que sejam grandes demais.

    O Chefe ? Eu não sei, mas eu, da ultima vez que tive em espanha assustei-me com tanto larilas que ví. Não estou habituado. E mais não digo, senão o gaijo ainda se inerba comigo e parte-me a cabeça numa tecla de máquina de calcular ou então mete-me tanto medo que faço xixi na cama (agora não posso dizer que suei porque esgotei o stock de suor no passado domingo).

    ResponderEliminar
  4. ...lembrei-me de boa... Vou inventar / patentear uma nova disciplina de ginásio. O Sauining. Não, não tem a haver com porcos, e dai talvez. Passo a explicar.
    É como uma aula de Spinning mas dentro de uma Sauna. Sau-ining. Assim, uma pessoa já não sofria com o calor das provas. Poderia até haver uma variante denominada Turquining onde em vez de uma sauna era numa cabine de banho turco. Turqu-ining.

    O que vocês acham ?

    ResponderEliminar
  5. Boas Vitor,

    Obrigado pela companhia e animo, só não me sentia mais desesperado porque olhava pros teus pneus Fat Albert 2.4 e nem queria imaginar o tractor que ias a puxar :))

    Um abraço e vemo-nos por ai nos trilhos, quando organizar uma ida a Serra da Freita aviso (115km e alguns miles de acumulado).

    Abraço

    Evaristo

    ResponderEliminar
  6. Está combinado Evaristo. Avisa com alguma antecedencia para levar os restantes enterras ;)

    ResponderEliminar
  7. Caro Evaristo, uma ida a Serra da Freita??!!??!! Será que não te enganaste, e querias dizer uma Expedição a Serra da Freita.
    115 km é dose.

    Como diz o nosso Morcâo, aqui temos mais um Btt irrequieto

    Abraço Evaristo, obrigado pelo convite

    ResponderEliminar
  8. Olá cambada, já vi que foi muito bom o fim de semana. Depois de tudo, acho que preferia levar porrada no marão, do que ter ido pra Espanha, só na segunda fiz mais de 1150KM de estrada nada comparado com uns miseros 40 ou 80KM no marão, mas pronto estou cá pronto e cheio de vontade de ir malhar pro chão o que é normal quando o chefe vai, é sempre o mesmo que o diga o Mocão!

    Como é sabado e depois domingo?
    Sexta não vou almoçar!

    ResponderEliminar
  9. Boas Chefe !!!
    1150 KM !!! Deves ter começado primeiro a descer e só depois subir, não ?
    De qualquer forma, espero que estejas em forma. É que no próximo sábado (amanhã) vou até albufeira, só com paragem na mealhada para abastecimento. Vou ficar lá até ao outro domingo para descansar dos 700 Km. Por isso...

    Quem é o MOCÃO ? Será que andas a escrever com a cabeça no teclado que o Éle Éme te arranjou ? Ou ainda estás gonstidado ?

    ResponderEliminar
  10. Olha se não é ele!!!! O Grande Chefe o mais internacional dos Enterras acabadinho de chegar dos nuestros hermanos

    Eu também não vou almoçar, o que aproveito para te desejar umas boas ferias ohhh Tu Ô Six (até isto irrrriiitammmmeeeee)

    Eu Domingo vou dar preferência a uns banhos de sol para ver se consigo disfarçar as marcas que ficaram do Marão, por isso não vou acompanhar o MM no “passeiozinho” dele dominical.
    Mas como penso que devo saber o caminho de Valongo, sábado de manha vou fazer um treininho lá. Ok ok vou tentar convencer o Morcão “estou com umas ganas de subir a Pias”.
    Mister diga alguma coisa...

    ps. oh Bictor dá o meu nº ao Pedro sff, ele que me ligue se quiser alinhar no sábado

    ResponderEliminar
  11. Ó tu ô six, vê se lavas o calção fio dental pra não se notar as marca, sempre com a cabecinha a sombra porque pode coser-te a massa cinzenta que esta lá dentro. Boa viagem descansa bem, não digas á mulher que vais comprar cigarros e só voltas 6 dias depois com desculpas de que não encontravas o caminho de casa!

    Boas vistinhas!

    ResponderEliminar
  12. ...Ora viva a todos.

    Folgo em saber que estão bem e que amanhã é Sábado e que hoje me esperam duas francesinhas!

    Entonces Chefe, como é que foi o passeio de 1150km? E o La Pin, tem o visto?
    E os treinos, Coutinho, continuamos com o mesmo pedal?

    Para o fim-de-semana, vou no Sábado e no Domingo. Podem marcar que, se puder, 'tou lá! Obviamente.

    Acho que o Tu o'Six vai gostar das vistas lá de baixo*!

    O Pedro tem treinado também, segundo ele assustou-se ontem quando um objecto lento passou por ele rapidamente no monte em direcção a Quintarei... só pode ter sido num buraco minhoca...

    * Allgarve!

    ResponderEliminar
  13. Não é teclado prá usar a cabeça, mas sim os teclados do Éle Éme acho que têm defeito, porque há um melro que também escreveu com o mesmo teclado o nome dos Bike`mTerra como equipa!

    Tenho diti!!!

    ResponderEliminar
  14. Isto estava um pouco paradito, estava. Está visto, faltava o CHEFE. Isto de ter uma equipa é mesmo assim, quando falta um membro *, a equipa ressente-se.

    Mister Ci, não digas isso senão irritasssssssssss-mmmmmmmmeeeeeeeeeeeeee.
    E só por causa disso, vou beber um chopinho em tua honra. Obrigado. Mais, queres que dê o teu numberu de telemovel a quem ? Pedro ? Num sei quem é. Mas para que conste, o Murcão (à quem diga MOCÃO), o CHEFE (esse pantumineiro) e o CuTePino (Mestre do trambulhão) já têm o teu nº de telemovel.

    CHEFE : Fio dental ? COMO ? Preferia fazer nudismo. 6 dias não será muito ? Eu não sei, não sou experiente nisso, vai dai é melhor não arriscar. Ainda chegava à beira dela e já lá não estava... Depois tinha que vir de quimvoio. E mais, EU SEI ONDE É A MINHA CASA.


    Morcão : Explica ao chefe porque é que EU SEI ONDE É A MINHA CASA, por favor.

    CuTePino : Não vás de mochila, men. Não vás de mochila.

    Éle Éme : Tás à pega com o CHEFE. Lê as histórias do La Pin para saberes o que te espera...Tás f_d1d1nh_...

    De resto, tudo de bom. Não treinem muito que é para quando eu for dar uma volta convosco não sofrer (em principio dia 10 de Junho (feriado) ou 12 de Junho Sábado).

    *-Humano

    ResponderEliminar