Às vezes é preciso ir para pedalar, outras é preciso pedalar para ir.
Bike em Terra
Topo do Marão 1420 metros (mais ou menos *)
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Suspenção Marzo
Olá Jorgex como é isso suspenção com oleo queimado? Eu tenho suspenção da frente MARZOCCHI BOMBER MX COMP AIR 2006 120 de curso. Estive em algum forum sobre a dita e fiquei curioso! Que achas?
Óleo queimado não tem propriedades adequadas para uso da suspensão, no entanto, a Marzocchi é o fabricante que melhor se comporta com óleo queimado e daí a mítica fiabilidade da Marzocchi.
Ora, a suspensão tem um ou mais êmbolos com buraquinhos que permite a passagem do óleo de uma câmara para a outra e esta passagem gera calor, degradando gradualmente o óleo. Os fabricantes de suspenssões e amortecedores já dizem qual a viscosidade a usar, porém, usar o mesmo tipo de óleo nas várias câmaras da suspensão não é uma boa ideia, pois com o passar do tempo, a susp. vai perdendo funções como retorno, compressão, plataforma, comportamento geral, falta de sensibilidade, etc.
É aqui que entra o tuning, portanto, a utilização de várias viscosidades de modo a suspensão durar exactamente o tempo de utilização do fabricante, isto é, a suspensão colapsa na sua totalidade invés de ir perdendo funções por causa da existência de câmaras que trabalham mais que outras.
Depois disto, estou esclarecido e que esclarecido. Isto tudo para dizer quem têm marzocchi tem tudo! Muito bem, e já agora aproveito para dizer, bons treinos e que corra tudo bem em Porto Covo.
Óleo queimado não tem propriedades adequadas para uso da suspensão, no entanto, a Marzocchi é o fabricante que melhor se comporta com óleo queimado e daí a mítica fiabilidade da Marzocchi.
ResponderEliminarOra, a suspensão tem um ou mais êmbolos com buraquinhos que permite a passagem do óleo de uma câmara para a outra e esta passagem gera calor, degradando gradualmente o óleo. Os fabricantes de suspenssões e amortecedores já dizem qual a viscosidade a usar, porém, usar o mesmo tipo de óleo nas várias câmaras da suspensão não é uma boa ideia, pois com o passar do tempo, a susp. vai perdendo funções como retorno, compressão, plataforma, comportamento geral, falta de sensibilidade, etc.
É aqui que entra o tuning, portanto, a utilização de várias viscosidades de modo a suspensão durar exactamente o tempo de utilização do fabricante, isto é, a suspensão colapsa na sua totalidade invés de ir perdendo funções por causa da existência de câmaras que trabalham mais que outras.
Tou cansado de divagar. =P
...Deus me livre...
ResponderEliminarEu não percebo mesmo nada de suspensões! São coisas que estão suspensas? E se sim, porquê?
Jorgex, boas pedaladas até Porto Covo!
Depois disto, estou esclarecido e que esclarecido. Isto tudo para dizer quem têm marzocchi tem tudo! Muito bem, e já agora aproveito para dizer, bons treinos e que corra tudo bem em Porto Covo.
ResponderEliminarEu já não vou a Alvalade - Porto Côvo - Alvalade. Motivos de saúde... :(
ResponderEliminarMas obrigado pelo apoio moral!
Morcão, é suspenso ou coisa que sedimenta? Precipita?
ResponderEliminar...Caro Jorgex, parece-me que levita e após arrefecer precipita, mas não tenho certeza...a química nunca foi o meu forte...
ResponderEliminarE = mc^2
ResponderEliminarin "Ist die Trägheit eines Körpers von seinem Energieinhalt abhängig?"
MAI NADA
...E por um acaso não vais à maratona do Vouga? O Coutinho diz que é porreira! E assim podias apreciar a Golden One do Chefe...
ResponderEliminar