Bike em Terra

Bike em Terra
Topo do Marão 1420 metros (mais ou menos *)

sábado, 6 de novembro de 2010

Cristina (uma outra novela por Estevão Rei)




Hoje foi um dia em cheio para os enterras Cute, Morcão, Tu o'Six e Chefe pois fomos fazer a preparação para o passeio à N.ª S.ª da Graça e estão todos em forma! Pelo caminho, no aeródromo vimos adultos a brincar com brinquedos em forma de mota, o sexo dos anjos e claro, as inevitáveis rent-a-girls.

Mas as surpresas estavam reservadas para o cimo do monte da Assunção, pois ficámos a perceber que as esferas dos roletes do Tu o´Six são feitio e que o Chefe sabe contar histórias. Enquanto lanchávamos junto à igreja e observávamos as propriedades do Cute lá em baixo junto ao Ave, sentámo-nos para ouvir a história do Chefe sobre um carro com mente perversa.

Ele começou com voz grave...

Sabem, há coisas inexplicáveis neste mundo e a Cristina este fim-de-semana foi uma delas. A sua prima já transformada em ferro-velho no outro lado do Atlântico, um Plymouth Fury de 58, que até tinha feito uns filmes, tinha-lhe enviado em testamento um auto-rádio onde agora tinha que ouvir os Snow Patrol. Mas melhor do que isso, despertou-lhe o instinto de destruir todos os que a tentassem conduzir. Nunca mais a tratariam como um qualquer Fiat, Peugeot ou outro que tal, ela era um Opel e Astra, dos pneus á antena, e desta seria era ela o Chefe!

Para a viagem tinham-lhe atestado o depósito com gasóleo Galp que era dos piores, e não era por ser português. Os humanos não sabem o que é ter de queimar aquele líquido com um ‘pseudo’ aditivo com sabor a óleo de fígado de bacalhau, e ainda por cima pagam mais por isso, morcões! O melhor era o do Jumbo, o aditivo era aguardente*. Eram já 5 da tarde, tempo de se fazerem ao caminho depois de deixar o saco de pulgas chamado Bóris num asilo qualquer. Espero que o façam dormir junto a um gato como fazem comigo, fechada todo o dia junto duma bicicleta! Mas desta já me tinha vingado partindo-lhe parte de uma jante! Agora era a vez do humano-rã! E ia começar hoje!

Marcou o destino no GPS – Miranda do Douro - um lugarejo a 300 quilómetros a Este dali. Perfeito, sempre gostei de ditados populares, ele vai ver que para lá do Marão sempre mandaram os que lá estão! 4 a bordo e a caminho. Mantive a calma, 100, 120, rolávamos pelo alcatrão e buracos quando já os últimos raios de luz desapareciam nos retrovisores e recebi uma chamada que pus em alta voz:
- ´Tou, daqui é do Hotel sem Estrelas, para confirmar a vossa reserva para 2 quartos?
-Sim, nós já confirmámos ontem e estamos a caminho, chegámos ainda hoje, disse o humano pescador.
- Mas são quase sete da noite, aqui ao lado já são oito, e se não chegarem depressa nós já não os recebemos!
- Mas, mas… deve estar a brincar comigo! Então já lhe disse que vamos a caminho! – vociferou o humano.
- Normas da casa! Ou vão cedo para a cama ou não há quarto! E desligou!

O humano passou-se, quase arrancava o guiador, gritava impropérios e a sua companheira tentou acalmá-lo, sem sucesso. Ele estava possesso como eu. Estava no ponto! Tínhamos passado o Marão, Vila Real e íamos no itinerário principal n.º 4 que estava em obras perto de uns cavaleiros quando lhes liguei as luzes no interior do carro. Parecia o estádio das Antas em noite de liga dos campeões! Abriram as bocas e ficaram sem reacção, como chascos, quando de seguida desliguei tudo: luzes primeiro, aquela música horrível depois e por fim o motor, tudo isto em andamento! Só visto! Depois de um telefonema daqueles, ficarem parados no meio de nenhures! E era só o princípio! Hé-hé-hé… Ele encostou à berma, abriu o motor, como qualquer Steve faria, mexeu nuns cabos e voltou a dar à chave… Eu liguei sem problemas, tudo funcionava! Deviam ter visto o sorriso de orelha a orelha dele, deixei-o gozar o momento…

Voltaram a receber ameaças do hotel, pelo que jantaram em Bragança e por ali ficaram, não adiantava irem para a terriola para dormirem ao relento, pensaram. Eu, no entanto, gostava de ver as trombas da recepcionista… Imaginava-a vestida com uma camisa de noite com cornucópias e gorro a condizer, a abrir a portada no 1.º andar e dizer-lhes que àquelas horas tinham um estábulo 5 estrelas já preparado e um fardo de palha para o motorista…

O dia seguinte nasceu calmo e fomos em direcção a Miranda do Corvo onde deram um passeio de barco no meio de outros 80 humanos que não conseguia perceber pois não falavam alemão ou português. Às páginas tantas o capitão pergunta onde fica o Norte e das almas ali presentes apenas quatro levantaram o braço apontando correctamente o sentido! Não deu para perceber quem eram... Neste breve espaço de tempo tive tempo para preparar a armadilha, encostei um tubo à válvula do turbo e consegui que um puto deixasse cair umas esferas de rolamento no restaurante onde eles almoçavam, atrás da cadeira onde estava o humano. Estava armada!

Quando o empregado chegava com as postas, pisou as esferas e zás! Virou o azeite onde a carne estava mergulhada por cima do amuleto** do humano! Perfeito! Tive que desligar os auscultadores tal foi a quantidade de nomes que lhe chamou.
Mas desta vez a coisa não correu muito bem para o meu lado, pois para além de ter que levar com as farpolas do gajo, tinha também que aguentar o pivete do azeite na mala…

E lá fomos nós em direcção a Zamora, onde se tivesse caído uma bomba em 1143 hoje não andava a evitar pórticos e percebia os gajos que passavam por aquelas bandas. E éramos campeões do Mundo em quase tudo! Mas não os deixei chegar lá, bloqueei às 2500 rotações e tiveram que voltar para trás a 40 à hora… Mais palavrões e desta vez não havia o milagre do capot! E eles ainda queriam ir a Vinhais, comer castanhas com as consequentes farpolas! Irra! Vamos embora! A 40!

E foi assim o maior dia do ano, aí com umas 25 horas...

*A GNR já devia ter percebido que quem abastece no Jumbo e sopra ao balão normalmente está com a rosca, mas inexplicávelmente consegue fazer o 4…
**casaco de estimação


O nosso Chefe tem muito jeito para contar histórias...

PS: O Coutinho foi infiel!

17 comentários:

  1. ...Há uma coisa que me perturba...

    84 passageiros num barco, fora a tripulação... Mas, mas... era um transatlântico? No Douro?

    ResponderEliminar
  2. A senhora das cornucópias disse : Num há quartus prálugar !

    Estiveste a ver ontem na tvi o Transformers, não ?

    Coitado do homem-rã, ele não faz mal a uma mosca, nem a rookies, só a peixes-boi e outros a outros animais flutuantes que passam por ele...

    ResponderEliminar
  3. ..Não, mas o Marco viu.

    Mas ele continua a maltratar os pobres iniciados? Faz-me lembrar o que ele fez ao Gil...

    ResponderEliminar
  4. Um dia, um dia vou vos apanhar numa praia qualquer, e sera a vingança do homem-rã.

    A vingança serve-se fria, como a ponta da minha aste em forma de arpão, é velos a rebolar na areia, com as marmotas de rabo na boca ficam na farinha!

    ResponderEliminar
  5. ...Olá Chefe. Mas a história foi contada assim, ou não? Fomos três a ouvir a mesma coisa!

    E agora são ameaças? A minha mãe também as faz assim... as marmotas...
    Hã, já agora, a Cristina já se porta bem?

    Acho que o Tu o'Six também foi à estalagem e a recepcionista mandou-o para o palheiro... Afinal as cornucópias não eram imaginação da Cristina....

    ResponderEliminar
  6. Continua ! Só hoje deu cabo de mim umas poucas de vezes. Fiquei satisfeito com duas head shots ! Não entendo, somos do mesmo clan e o gajo até joga contra mim...
    Chefe é Chefe e mai nada.
    Não sei se foi no mesmo sitio, certamente que não, mas quando fui a Miranda fiquei no parque de campismo que era gratuito para portugueses :) Os espanhois pagavam 100$00.

    ResponderEliminar
  7. ... mas as marmotas servem-se quentinhas, não frias.
    Peixe frio, que eu me lembre só XuXi, carapau de cebolada e atum. A qual te referes ?

    Encontrei este poema na internet :
    De Augustus in http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=150943

    Se alguem come cocô, é porque gosta
    Tem muita gente nesse mundo comendo bosta
    Se eu como e tu comes, isso não importa
    É que nossa comida geralmente esta morta
    E sendo assim vamos pro banheiro
    Servir um banquete para o peixe comer no mar
    O pescador venderá pro marinheiro
    Que do peixe vai se alimentar
    Mal sabe ele que irá comer o cocô
    Que eu acabei de c***r


    *** - 3 letras, começa e acaba em A e tem um g no meio

    ResponderEliminar
  8. ...Tu o'Six, este comportamento é muito comum em certos grupos... O elemento dominante tende a demarcar o seu território, com determinadas excreções numa primeira fase. Depois tende a eliminá-los. No teu caso penso que ele já concretizou a 1.ª fase e como tu não te puseste a mexer, cá vai disto!...

    Relativamente ao poema, parece-me, não tendo certeza, que vem do outro lado do Atlântico, por isso... deve ter a ver com o peixe-boi...

    ResponderEliminar
  9. Podes ter a certeza que veio de lá.

    Ontem dediquei-me ao conhecimento de algumas religiões.
    Comecei por ver um programa acerca das 5 chagas de Jesus.
    Depois li acerca do Islão e descobri que os praticantes, os mouros, devem, entre outros, nos cinco pilares dessa religião, orar cinco vezes ao longo do dia.
    Depois disto, decidi abrandar na literatura religiosa e fui ler cinco livros do incrivel Hulk, assim, de uma assentada !
    Depois ainda me ligaram a ver se queria comprar um renault 5 e eu disse : não, nem 5 euros dou, quanto mais 5 mil euros.
    Acabei dando 5 guronzans a um conhecido que estava com tamanha azia pois tinha comido numa churrasqueira cinco codornizes e bebido cinco copitos de verde tinto. Ele estava tão mal que disse que durante cinco meses não ia mais aquela churrasqueira. Eu disse, talvez seja melhor não por lá os pés durante cinco anos, no minimo.
    Estou a diminuir no tabaco. Ontem só fumei cinco cigarros. E hoje penso também só fumar mais cinco o que prefaz 10 no total.

    ResponderEliminar
  10. A minha mulher fez uma salada que tinha um sabor esquesito. Perguntei-lhe o que tinha ao que ela respondeu :
    - "Coentro dos grandes, Coentrão".

    Por isso só dei 5 garfadas. Não mais.

    ResponderEliminar
  11. Como é ? Sra da Graça, dia 20 ou dia 27 ?
    Acusem-se, sff.
    Para mim, dia 20, um copo de água e um palitinho.

    ResponderEliminar
  12. Eu estou contigo meu menino!

    Só falta a hora.


    Onde vamos dar a blusa? Isso é esencial!

    ResponderEliminar
  13. Dia 20, 8:16 GMT mais coisa menos coisa, Repsol, Sta. Rita, Porto, Portugal, Via Lactea, Universo.

    Isidoro Maria Lopes,
    Reformado da caixa geral,
    Antigo chefe do pessoal menor,
    "Com Licença"

    Como se diz em miranda do douro :
    "Num há quartus prálugar"

    ResponderEliminar
  14. Se ninguém se opuser, a convocatória está marcada não havendo, desta vez, qualquer razão para falta *.
    Digam coisas.

    * - excepto trovões, casamentos, baptizados, cincozeros, preparação para lançamento de livro, necessidade extrema de ir comprar qualquer coisa a uma bikeshop, bodochices tais como a cama estar quente e etc e tal. Vamos ver se é desta ;)

    ResponderEliminar