Bike em Terra

Bike em Terra
Topo do Marão 1420 metros (mais ou menos *)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fim de época 2010 dos Enterras em Valongo


Estão com tempo? Não? Então voltem amanhã, pois a crónica será longa…

O dia 17 de Outubro ficará para sempre conhecido como aquele em que os enterras perceberam que afinal o seu quintal era desconhecido, ou então como o dia em que um dos nossos quase perdia o controlo!

Passo a explicar, em primeiro o passeio que contava para a taça de Portugal de Passeios prometia pois a azáfama era grande, o Tu o’Six que o diga. Ele, gajo porreiro, chegou uma hora antes ao secretariado para levantar os dorsais da malta. Este estava localizado numas galerias comerciais*, a parte dos federados (Tu o’Six) no 1.º andar e a plebe (nós) no rés-do-chão. Mas a coisa não correu bem, do r/c mandaram-no para o 1.º andar, daí para o r/c e vice-versa. Foi aqui que ele se passou pela 1.ª vez, e disse baixinho: - PAROUUUUUU!!!!!! E eles pararam, e deram-lhe o dorsal, que afinal foi transportado pelo morcão, e vice-versa.

Pontualmente largámos, depois de tomar um cafezinho oferecido por 12,50€, e não houve qualquer congestionamento, o que é caso raro até porque os pórticos já estão em funcionamento cá no norte, subimos ao sanatório, onde o Jorgex ainda está na solitária. Parece que os pássaros amarelos que ele costuma colar nas fotos não eram dele, mas d’um dos psiquiatras.

Depois descobrimos que há imensas variantes de trilhos que levam aos mesmos sítios que costumámos percorrer, muitos deles porreiros, e que afinal há gajas a pedalar! O que é um incentivo extra! Em termos práticos tudo correu pelo melhor, chegámos lado a lado, o morcão depois de fazer 1% da maratona, o Cute tendo furado várias vezes** e descoberto o habitual buraco-minhoca, o Coutinho estava tranquilo****, e o Tu o’Six tinha acalmado durante o percurso, até trazia uma série de medalhas nos joelhos*****.

Mas a esta altura já estão a roer as unhas porque ainda não falei no controlo tipo bloqueio… Não? Mas deviam pois a crónia já vai longa! Foi algo que só o Nikita Krustchev conseguiria explicar… Passo a explicar, na 1.ª descida para o rio Ferreira ao pé da placa que indicava o 1.º controlo passou por mim um enterra de gás a gritar qualquer coisa tipo ‘kamikaziiiiiiiiiiiiii’, depois havia um cotovelo à esquerda e o controlo era aí. Ouvi um grande reboliço e quando desfiz a curva eles ainda o estavam a segurar… Passou-se! Tentou romper a barreira sem que lhe agrafassem o dorsal (que era o meu)! Em boa verdade vos digo, ele ficou bastante esmurrado, mas eu não queria estar na pele dos controladores! A ver um gajo daqueles desgovernado a acelerar em direcção a eles numa bike a gritar e eles só com um agrafador na mão... Valentes! Aquilo devia ter sido tipo uma pega de cernelha! Não vi, mas imagino…

Para terminar em beleza fui perseguido por um motard da organização que me convenceu a esquecer os 99% da maratona que faltavam pois já não conseguiria ganhar. Pelos vistos um bêtêtista já a tinha acabado…

Foi um Domingo em cheio!

*Eu e o Coutinho gostamos da experiência de andar de bike dentro d’um centro comercial… Pena não haver nenhuma loja aberta, pois ‘távamos capazes de fazer umas compras…
**Começo a pensar que ele faz de propósito…
****O Chefe não foi ao passeio…
*****Normalmente costuma chegar com os bolsos cheios de barras e outras coisas que encontra pelos trilhos fora… Nunca percebi bem…

POST-EDIT by TuOSix
Peço desculpa pela intromissão mas eu tirei uma foto do Jorgex quando passei no sanatório. Fui-lhe fazer uma visita cordial com a minha Canyon a ver se lhe levantava o moral. Infelizmente a enfermeira não deixou que lhe tirassem a camisa de forças pois parece que à uns dias, quando lha tiraram desatou à dentada aos raios da sua Sushi. Vejam o desespero dele,coitado :

8 comentários:

  1. Amigos, eu sei que sentiram a minha falta, nem que fosse só pra chatear, mas foi por razões que já todos sabem tenho a roda de trás partida nop aro e cada vez mais, mas fica para uma proxima e prometo ficar nos 50 primeiros no MINIMO.

    Agora sobre o nosso passeio, pra mim vai ser muito complicado ou mesmo impossivel, a minha mulher faz anos no dia 31 e como sabem não posso faltar a convocatória.


    Mas ainda há mais em principio este fim de semana talvez não me encontre por cá, mas ainda carece de confirmação.



    XuxamosaquipordebaixO

    ResponderEliminar
  2. Antes do mais, congratulo o autor pelo excelente artigo ! Parabéns !

    Várias questões :
    Onde estão os 3 asteristicus ?
    Quem é o Nikita Krustchev ?
    O que é uma pega de cernelha ? (rima com azelha e deve ter a haver com isso)

    O enterra que passou pelo Murcão era o Murcão disfarsado e não disse Kamizazi mas sim Ó Bitinha, mas percebo a confusão, são sinónimos.

    Quem disse PAROUUUUU não disse só isso. acrescentou " senão ao pescoço* te vou"

    Mais, tenho os dois joelhos rasgados (o esquerdo e o direito, ou seja, ambos os dois) e por isso não pude ir à missa das 7. Parecia mal...

    Chefe : XuxamosaquipordebaixO ??? Cumu ? Acho que não devias faltar tanto aos treinos/passeios. Está-te a tirar a testoesterona e já nem ficas com os olhos nem brancos nem vermelhos... ficas assim com os olhos envidraçados como os do peixe, boi.
    Quem não tem pescoço* não se mete a fazer panelas ;)


    *em francês

    ResponderEliminar
  3. ...Os 3* são reservados, remeto a um post anterior. O Nikita foi quem tentou* furar o bloqueio dos EUA durante a crise dos mísseis de Outubro. Se pensares na forma como eles te estavam a agarrar quando eu cheguei ao bloqueio, tens uma imagem do que é esse tipo de pega.

    O Chefe não sabe o que perdeu!
    *Não conseguiu, ao contrário do Tu o'Six...

    ResponderEliminar
  4. Quem escreve assim não merece ser chateado por um motard, e eu vou ter que deixar de ler as crónicas deste autor a hora do patrão já que dei 4 gargalhadas (as pessoas que estão a minha volta devem pensar que estou a ler a decisão de voto do PSD ao orçamento de estado) ao imaginar o enterra a dar de caras com os controladoras/es. Imagino a velocidade já que o enterra conhece bem essa zona e sei que ele gosta de olhar para o velocímetro no fim do alcatrão

    O passeio correu muito bem e desta vez tenho que dar os parabéns a organização, escolheram muito bem a zona de abastecimento junto a ponte do rio Ferreira e mais além da comida e bebidas ainda nos proporcionaram, de ver in loco a classe Elite de BTT a fazerem a descida de Pias ao rio Ferreira. Depois de os ver passar e ter que fazer o mesmo percurso deles cheguei a seguinte conclusão, estes gajos sobem com mais velocidade do que descem

    ResponderEliminar
  5. Partilho da tua opinião MC. Todas :)

    E mais (com os dedos à Valentão), PORQUE AQUILO, NUM SE PODE CHAMAR DE BLOQUEIO, NÃO SENHôôôôôôôR ! É QUE SE FOSSE BLOQUEIO, HUM, BLOQUEAVAM O RAPAZ, NÃO LHE AGARRAVAM SÓ O BRAÇO ESQUERDO, TÁ BEM ? PORQUE DE BTT, COMO DE GONDOMAR, PRECEBO EU, TÁ BEM ?

    E mais, o tipo do suposto bloqueio devia era ser taekwondo-ista. Aquilo foi mais uma defesa pessoal do que outra coisa. Mandou-me logo ao chão :)

    ResponderEliminar
  6. ...É com gosto que descrevo aqui os nossos passeios que, como sabem e eu não minto, são exactamente isso, passeios...

    Claro está que só contado, porque visto ninguém acredita!

    ResponderEliminar
  7. A gang daqui não usa o fotoshopo? :P

    ResponderEliminar
  8. ...Caro Jorgex, estou a escrever isto pela segunda vez porque sou morcão e esqueci o CTRL+C... Mas relativamente ao trabalho, deves manter o espírito aberto, como até aqui, e apreciar este exemplo de arte naïf e tentar perceber a sua beleza subliminar... Um pouco ao estilo de Voando sobre um ninho de cucos ou do Tu o'Six... Lembras-te daquele gajo que fez fortuna a pintar quadros de sopa? 'Tás a vêr?...

    ResponderEliminar