Bike em Terra

Bike em Terra
Topo do Marão 1420 metros (mais ou menos *)

sábado, 24 de março de 2012

PS: - "Ahhh agora entendo o vosso nome....."


Para memória futura fica aqui o relato de mais um passeio dos Enterras por terras do Marão, o primeiro deste ano e, a julgar pelo estado da nação e pelo meu bolso, um dos últimos... E éramos muitos à partida, treze no total. Claro que o Areias vale por dois pela forma como pedala e está disponível para nos acompanhar. Agora pensem… No final alguns acabaram de papo cheio mas com um banho de água fria, mas já lá vamos.

Partimos do local do costume, Sanche, no sopé do Marão na sua vertente voltada para oeste e, também como é habitual, começou logo a doer pois o nosso guia assim fez questão. Visitamos o Picôto (tradição), também um novo arruamento em calçada portuguesa e depois começou o verdadeiro passeio e a nossa história. O dia estava cinzento mas com temperatura agradável.

A esta altura com certeza estão a pensar no título da crónica, ou não e já navegaram para um site mais interessante, por exemplo de gajas… em lingerie… onde se janta… Mas o nome nada tem de extraordinário, sendo apenas uma forma representar uma ideia, sem ser directo como uma representação de pixéis e, não tem nem pretende ter, qualquer conotação religiosa.

Claro que o David é o que estão a pensar, um companheiro de viagem que parece-me tão cedo não voltará a pedalar. Isto se mantiver o ritmo que trazia, ou seja, um passeio de 4 em 4 semanas… Claro que levar um pacote de bolachas ‘Maria’ no alforge não ajuda… No fundo é o mesmo que ir para a política para ajudar o país: a ideia é boa mas chega-se ao fim e o pacote está cheio…

Voltando à história, David lutou contra Golias, derrotando-o. A metáfora do Golias representa naturalmente o Marão, por ser grande, difícil de ultrapassar e na história, se se recordam, existia uma funda, pois também aqui ela existiu. Onde? Por exemplo na ponte Guiné sobre o rio Olo! Depois de uma descida enorme - mesmo grande diria - percebi logo que tínhamos chegado à tal funda e o nosso David começou cedo a dar mostras de que a luta ia ser grande, percebi isto mas claro que me mantive quedo… A ver onde isto vai… Mas era cedo, muito cedo…

Depois da passagem por Mouquim, atravessamos uma ponte pênsil em madeira, numa zona de pesca reservada. Um sítio magnífico e outra funda. A seguir claro que vinha uma subida… Tinha quinhentos metros, segundo o Areias. Mas esta não era uma subida, era ‘A subida’! De tão íngreme e difícil basta dizer que o nosso Chefe, em jeito de penitência, chegou lá acima a pé como nós, mas a puxar duas bikes… Golias 1 – David 0. Adiante apareceram as cãibras em ambas as pernas, ao mesmo tempo… Golias 3 – David 0. Chegamos a uma encruzilhada: - Vamos por Campanhó? Descemos e depois subimos? Nem pensar… Novas cãibras, nas mesmas pernas e em simultâneo: Golias 5 – David 0. Mas o alto de Espinho estava ali, a 1021 metros de altitude. O gigante finalmente tombava… Grande David! Resultado final: Golias 5 – David 6, após prolongamentos e alongamentos...

Dali até ao banho de água fria foi um ápice a descer pela N15 e as sandes do Marco desta vez foram bifanas! Grande passeio cheio de zonas espectaculares! Já o disse várias vezes, e não me canso, são das mais bonitas do nosso* país!

*Por enquanto

13 comentários:

  1. Murcão, espero que ainda haja pelo menos pré-ante-penultimo, antepenultimo, penultimo e ultimo, canudo ! Ainda estamos em Março. Relativamente ao titulo, sabias que lá, não há só As Golias, mas também Os Davides ? Não é que eu tenha visto com os meus próprios olhos, nem tão pouco queira condicionar, mas aconselho-te repelente.

    O empeno foi grande (medi 63km à média de 12,8 sem bm *), bonito, sequioso e no fim, gelado. Gostava de ter um noção, em jeito de gráfico de altimetria, dos solavancos.

    'A subida' dml ! O novo facho, para mim.

    Resta-me agradecer o dia e esperar pela PO no Filipe, esse restaurante-petisqueira decente :)

    * - era no desvio para Campanhó, dohh !

    ResponderEliminar
  2. Na próxima vou propor à Dona Maria Irene uns frangos no churrasco, uma grade de cerveja *, outra de 7up e uma garrafa de CRF, CFDP ! Que acham ?

    * - mais ou menos meia para o Chefe (parecia um guitarrista a tocar com duas guitarras)

    ResponderEliminar
  3. Caríssimos,
    Agradeço a forma como, mais uma vez, receberam e arrastaram Marão acima este “estrangeiro”.
    Aqui vai o “caminho” para os gráficos dos dados registados pelo meu relógio, nomeadamente com a altimetria: http://connect.garmin.com/player/161073331#.T3Czvws4BZw.mailto

    O nosso grande repórter de imagem ainda não se revelou.
    Abraço

    Fernando Lobo

    ResponderEliminar
  4. eu sei que estou em falta com vcs, mas isto deste lado não esta fácil. Vá, mais um pouco de paciência

    Esta tudo muito lindo, boa cronica, muitoooo bom o gráfico, mas meus senhores para mim o momento épico do passeio e tenho pena que poucos tenham presenciado, mas foi uma frase que ainda hoje me faz rir:

    - "Ahhh agora entendo o vosso nome....."

    agora pensem....

    ResponderEliminar
  5. ...Pensei, e ri, e pensei... e resolvi alterar o título da crónica! DML! Somos ou não somos?...

    ResponderEliminar
  6. Caros amigos,

    Desde já agradeço a oportunidade de partilhar um bom percurso e de um excelente convívio. Descidas com muita adrenalina e subidas ainda mais radicais. Venham as próximas.
    Junto o link onde podem ver algumas fotos, poucas porque já não há espaço disponível:

    https://picasaweb.google.com/lh/sredir?uname=albertomartins48&target=ALBUM&id=5724334715897583169&authkey=Gv1sRgCIberMKlhq-1YQ&feat=email

    Um abraço,
    Ernesto

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma má relação com as melgas, chamo-lhes nomes e as p*** ferram-me! Tirando o empeno e as comichões que elas me deixaram, recordo a sorte de termos atrasado 1 (um) minuto ao atravessar Mouquim. Tinhamos marrado com as vacas!

    Obrigado e até à próxima,
    cris

    ResponderEliminar
  8. ...caro anónimo cris, temos todo o gosto em contar convosco nas nossas investidas àquelas bandas e a outras. Já o electrocardiograma do anónimo Lobo demonstra que o Marão não é para brincadeiras e as melgas em Mouquim também o chatearam. Estranho a ausência do nosso Chefe... Será que está a preparar alguma? E obrigado pelas fotos Martins! E o David já respira?

    ResponderEliminar
  9. Estimados "emterras", grato pelo convite assim como pela companhia . . . como vos disse nunca por aqueles lados tinha pedalado e só vos digo as expectativas não saíram de todo defraudadas,espectáculo de passeio. Quanto ao resto agradeço a vossa paciencia e já agora ele ainda não disse nada, presumo que ainda esteja a recuperar.

    Obrigado e quiça até uma proxima.
    O primo

    ResponderEliminar
  10. Não consigo ver as fotos. Dá página não encontrada... Já a altimetria está altamente :) Deu prái 3000m de acumuladum. As melgas, se preguntares ao Jorgex, ele dir-te-á provavelmente que se fizeres uma solução alcalina juntando a tua urina com ketchup e uma pitada de picante com sal e depois a esfregares, nunca mais serás o mesmo... nem as melgas.
    O chefe está em periodo sabático. Quando voltar, virá reconhecivel.

    ResponderEliminar
  11. O anónimo Lobo só depois de ler o comentário do anónimo Cris é que descobriu porque é que acordou cheio de comichão nas pernas!!
    Atenção que a altimetria aparece nos gráficos em pés, é necessário clicar para a colocar em metros.

    Anónimo Lobo

    ResponderEliminar
  12. Amanhã o passeio com o Areias ao Filipe ficou cancelado. Desta forma, está combinado por volta das 0900 GMT encontro na Sta. Rita para mais uma enterradela.
    Confirmados : Cute, MC-theshadow e Tu.
    Falta justificada : O Chefe e U Murcão.

    ResponderEliminar
  13. ...Obrigado Tu! Boas pedaladas. Por falar em pedaladas, daqui a mais ou menos 4 semanas é o passeio de Portalegre... Alguém pode avisar o David?

    ResponderEliminar