Bike em Terra

Bike em Terra
Topo do Marão 1420 metros (mais ou menos *)

terça-feira, 27 de julho de 2010

Le Tour 2010 à Rodez


Já que estão a acabar as férias vou dedicar algum tempo a descrever o que vi do Tour em Rodez. Antes de mais parabéns ao Contador, ao Schleck, ao Sérgio e ao Lance. Todos saíram vencedores destas 3 semanas, no meu entender.

A 13.ª etapa partia de Rodez e terminava em Revel e era, basicamente, uma etapa de transição, dos Alpes para os Pirinéus.

Saí de casa do meu cunhado às 8 em ponto, com o meu sobrinho. As festividades já tinham começado com o pequeno-almoço de tripoux* , oferecido pela câmara, que gastou 200.000€ para ser uma ‘Ville départ’ do Tour.
Já que falo em euros, cada carro da caravana publicitária pagou 40.000€ para participar, e eles eram muitos. A caravana, que este ano comemorava 80 anos, é em si um espectáculo também, tem 20 kms de extensão e demora 45’ a passar. E foi aqui, olhando o relógio, que percebi porque os portugueses vão estar sempre atrasados**...

Tratei das encomendas da malta, dei uma volta ao parque da caravana e fui guardar as camisolas. A partir das 10:30 começaram a chegar as camionetas das equipas e os respectivos carros de apoio, 3 por equipa com as bicicletas sobresselentes no tejadilho. Nós estávamos junto à entrada a tirar fotos a tudo quanto mexia. As bicicletas dos corredores saem do autocarro também. Por volta das 11:30 saiu-nos a sorte grande, um membro da organização ofereceu ao meu sobrinho e a mim um livre-trânsito para o parque. Que espectáculo!

E fomos direitinhos à zona da Radio Shack, vimos vários corredores, o Kloden, Leipheimer, Brajkovic, Horner e o Sérgio Paulinho. Dei-lhe os parabéns pela vitória, e ele agradeceu, surpreendido por alguém lhe falar em português… Como não aparecia o Boss fomos passear pelas áreas das outras equipas. Tivemos em quase todas e conseguimos estar ao pé do Vinoukorov e vários outros da Astana, mas não os conhecia. O meu sobrinho escolheu a bicicleta que queria para os anos e tirou uma foto com o Chavanel. Depois voltamos para junto do autocarro do Lance, já só restava uma bicicleta encostada, ainda por cima com o número 21, por isso ainda não tinha saído. Já faltava pouco para a partida fictícia e eis que ele desce. Tal qual como o vemos na TV, falou uns segundos para uma jornalista americana, deu uns autógrafos e lá foi.

E foi assim, inesquecível!

* Como não têm consistência não comi.
** Uma hora...

PS:

3 comentários:

  1. Que grande espectáculo que deve ter sido, ainda por cima com o livre-transito, mon dieux !
    Concordo Contador-Schleck-Sergio-Lance-vencedores, sem duvida (diferentes razões, quase o mesmo resultado).

    PS - Após visualização destas fotos eu queria o skoda da SaxoVanke...

    ResponderEliminar
  2. ...Sim, e imagina eu a condutor e a chegarmos ao parque do Sarmentinho...

    ResponderEliminar
  3. Vinha eu todo contente para dizer qq coisa e deparo-me com isto

    Vou ficar de abstinência durante os próximos 4 meses

    Brutaaaaaaalllllllllllllll Morcão

    ResponderEliminar