Bike em Terra

Bike em Terra
Topo do Marão 1420 metros (mais ou menos *)

terça-feira, 21 de maio de 2013

Assalto à Franqueira II

Olá Enterras e Enterras,

Espero encontrá-los com saúde, barriga e algibeira cheias. Tenho alguns minutos para reflectir e escrevinhar sobre o passeio do passado sábado que, apesar de ter sido uma repetição dum outro muito recente*, foi muito diferente. 

O ajuntamento foi em Vilarinho foi regular, descemos pelo caminho de Santiago número 23232 passando a ponte sobre o rio Ave que, segundo um dos nossos, há algum tempo estava cheio de água. Claro que estava, eu acredito. Passamos por algumas boas almas que caminhavam por aquelas bandas enquanto eu e o Chefe discutíamos se seria melhor ter um computador amora PI numa caixa feita por ele. Eu acho que sim, mas posso estar errado...

Em Junqueira enfiámos por um novo trilho, guiados por setas novinhas em folha, seguindo orientação 23234. Parece que, a exemplo das verdades dos políticos, os caminhos podem variar, nunca deixando de ser 'caminhos de Santiago', ou seja, são sempre verdades. Por falar em verdades e questões religiosas não sei o que pensam dos depósitos estarem seguros e de serem sacrossantos mas, cá para mim, que sou morcão, o céu, um dia destes, ainda nos vai cair em cima...

Chegámos à Franqueira e o Eléctrico e eu partimos em revoluções aceleradas, deixando todos para trás, pensávamos nós. Mas quando faltavam aí uns 500 metros para o topo ouço um arfar atrás de mim, era o Indeciso. Vínha com um ar esgazeado e decidido a espetar um 'bofardo' num meliante, e pelo aspecto era eu quem tinha a bisnaga na mão! Até tinha os olhos raiados de sangue, vermelhos de raiva e pêlos na tromba! Irra! Arrumei-me para o lado não fosse ele atropelar-me também! E fiz bem, ele continuou a subir como se não houvesse amanhã** em direcção ao Eléctrico e este meteu a 5.ª também com medo dele. Só faltava vir um lobo atrás de nós! Irra! Que susto. 

Quando lá cheguei o Chefe já tinha ido ao restaurante e os dois estavam a conversar. Parece que um deles vai fazer uma TAC, agora não me recordo a que parte do corpo... TAC, TAC, TAC 

Errata: A etapa do Angliru é no dia 14 de Setembro, um sábado. 

**que era domingo 
*daí o II

11 comentários:

  1. Que o Toutatis te dê muitos minutos... A descrição da Franqueira... DML, parece que estou a ver. Eu não fui, mas fui...
    Esses enterras estão uns bichos.
    Estás errado concerteza, mas por achares que estás errado. Mas digo-te uma coisa : Amora Pi é muitabom.
    E framboesa ? UUUUUiiiiiii, isso é que é... Cerveja ! E está no fermentador !!! http://www.cervejartesanal.com/produto/kits-de-cerveja/brewferm-kits/cerveja-de-framboesa/
    Prepara a muela que vai ser desta.

    O Angliru vai ser uma coisa gira.
    Uma ideia seria fazer de La Vega-Rioso o estacionamento e ir lá cima tipo upa upa. Saia-se daqui cedinho para chegar lá com tempo do upa upa e viamos os mosquitos-drógados a chegar à meta ou a Cueña les Cabres. CFDP !
    Outra poderia ser ir com o carro lá para cima, descer para depois subir, como o Chefe gosta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muy bien Tu! Lo ajuntamyento lo recogemos después. La cueña me gusta tambien pero sin ~.

      Eliminar
  2. Para não depender da troia, já tirei o passaporte.

    ResponderEliminar
  3. Se for possível atrasar isso para o sábado seguinte, os enterras corredores agradeciam, uma vez que a meia-maratona do Porto realiza-se no dia 15/09. Desde já o nosso obrigado à organização

    ResponderEliminar
  4. Já contactei a organização da “vuelta” mas eles não estão dispostos a atrasar a etapa por uma semana .
    Vou agora tentar contactar a organização da meia-maratona do Porto para ver se tenho sorte!!
    Caso contrário só me resta subir à cu~ena no sábado e correr até ao Fluvial no domingo. São os ossos do ofício.

    ResponderEliminar
  5. Sábado, 0900 s. vicente da queimadela.

    ResponderEliminar
  6. Há tolerância?
    Que achas de um computador maçã livro-de-ar?
    Tinhas razão, eles estão uns bichos! Irra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há tolerância *.
      Acho (achismo) que pode ser uma alternativa para os mais indinheirados. Nessa maça, nem os bichos lá entram...
      Quem confirma ?

      * - Se não houvesse, arriscaria-me a ouvir o que não gosto : SEESNENE. IRRA !

      Eliminar
  7. Alto de El Angliru

    É uma das escaladas mais exigentes do ciclismo mundial de estrada, tendo sido usado na Vuelta a España por três vezes. O alto da escalada é 1570m acima do nível do mar. A diferença total da altura é 1248m. A escalada tem um comprimento de 12,55 quilómetros, com uma inclinação média de 9,9%. No entanto a média, mesmo sendo muito elevada, subestima as exigências físicas e mentais da escalada. Os primeiros cinco quilómetros da escalada têm uma inclinação média de 7.6% um teste duro mas não demasiado para ciclistas de classe mundial. O sexto quilómetro oferece a possibilidade de alguns ciclistas recuperarem, devido a uma média de apenas 2,1%, incluído mesmo uma pequena descida. Entretanto, a última metade da escalada é mais severa. Desde a marca dos 6 km até ao topo a inclinição média é 13,1%. A parte a mais íngreme, que tem uma inclinação 23,6%, é conhecida como Cueña les Cabres e fica situada a aproximadamente 3 quilómetros do topo. Engane-se quem pensa que a escalada é mais fácil deste ponto após este ponto, pois ainda há mais duas rampas mais com inclinações de 18 a 21%

    ResponderEliminar
  8. la kabra la kabra la punha * de la kabra la madre k la pario,yo tenia una kabra k se llamaba asuncion.


    * - obebiamente um palabron

    ResponderEliminar