Bike em Terra

Bike em Terra
Topo do Marão 1420 metros (mais ou menos *)

terça-feira, 31 de maio de 2011

Aiaveadrim

Sonhei sim, sonhei que a técnica da força se sobrepõem à força da técnica e vice-versa… E há alturas na vida do homem, e acho que por vezes também na das mulheres, em que se fica sem saber se é necessário aplicar uma ou outra… No caso delas basta-lhes perguntar, nós respondemos… Claro que estou a partir de um pressuposto, quiçá errado, que saibam no que estou a pensar… Já lá vou…

Estive a dormitar um pouco sobre o assunto e entre duas fases REM ocorreu-me que o Zinn afinal não percebe nada de mecânica, nem ele nem o Jorgex. Claro no caso do Jorgex sendo ele um enterra não é novidade e não é consensual, já no caso do Zinn a coisa pia mais fino! Mas também não estou muito preocupado, até estou mais descansado, acho… depois do sono.

Eis aqui algumas das épicas situações i9 implementadas pelos enterras, ou sonhadas, já não sei bem:

Situação: A roda de trás não entra no sítio do costume.
Solução: Retirar uma das pastilhas do travão.
Resultado: Menos 25 gramas e a prova de que o travão traseiro, no seu conjunto, é um objecto desprezível na construção de uma bike de montanha e desnecessária numa maratona como a de Portalegre.

Situação: Furo numa roda tubeless seguido de furo numa roda com câmara na mesma bicicleta. Material necessário disponibilizado: Câmara-de-ar convencional, câmara-de-ar convencional e que enche, bomba de ar, botija de ar comprimido, paciência, desmontas, força, técnica e, por fim, algum tempo.
Solução: Fácil quando a técnica certa é aplicada ao material certo. Podia-se fazer um esquema detalhado de como executar estas operações com base no modelo aplicado no Marão. Acho que os gajos da F1 nunca mais adormeciam quando fosse necessário mudar um pneu.
Resultado: 6-2.

Situação: Aglomeração exagerada de material viscoso na corrente, cassete e outros materiais da transmissão.
Solução: Mergulhar os componentes numa solução aquosa de três partes de água e uma de detergente da louça e, se possível, adicionar um ácido não neutro.
Resultado: Empate entre Villa-Bajo e Villa-Arriba e os componentes parecem saídos de uma máquina de lavar, e ainda por cima cheiram bem…

Situação: Aperto rápido ou desaperto rápido?
Solução: Optar sempre pela sempre pela melhor, consoante a situação. Confusos? Por exemplo, se temos seis parafusos a apertar num disco de travão é claro que nunca precisamos de os apertar a todos, muito menos se esperamos ter que os tirar mais tarde, rapidamente e em andamento.
Resultado: Viva o desaperto rápido!

Situação: O óleo é necessário numa corrente numa maratona e podemos aplicar potência máxima quando esta faz barulhos esquisitos? Tipo trum, Trum, TRUM??!!...
Solução: Testar e esperar que a logística funcione e alguém traga um elo, rápido, carago!
Resultado: O óleo é desnecessário e a logística funciona mesmo!

Haverão muitos mais exemplos que naturalmente ficarão para próximas edições. E lembrem-se, eu sou um túmulo! Se tiverem dúvidas, perguntem ao Jorgex… Ele pedala, tem força e técnica… Tal como nós (já estou a sonhar outra vez, irra...)

6 comentários:

  1. Este Sr. Morcão é realmente um poço (profundo) de surpresas hilariantes!

    Agora, meus amigos, vou de vacances, espero estar de volta dentro de 15 dias!
    (isto se nenhum furacão me empurrar pra longe)

    Até breve e grandes pedaladas pra todos!
    Abraços (desapertadinhos)...
    eheheh

    ResponderEliminar
  2. ...Também se te empurrar ao menos que seja um F5! Assim retiro o acrescento no título...

    Boas férias!

    ResponderEliminar
  3. Murcão, podes acrescentar ao manual :

    Situação : Um calhau rasga (prai 3cm) um pneu tubeless e faz FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF (qual gato).
    Solução : Para para descansar.
    Resultado : O liquido selante não dá para tudo e só com sorte é que tens um tapafuros daquele tamanho. Dás o ar suficiente para não dares cabo do aro e siga para casa de fininho.

    Entrei em estagio de 3 semanas. Tão cedo não m'aturam !

    ResponderEliminar
  4. antonio ? COMO ? Agora há (à) CHEFE.

    ResponderEliminar