Bike em Terra

Bike em Terra
Topo do Marão 1420 metros (mais ou menos *)

domingo, 13 de março de 2011

Maria da Fonte 2011


Caro Blog, a nossa ida anteontem às Terras de Lanhoso foi um espetáculo. A pequena povoação é um lugar de ajuntamento de gajos que apreciam guarda-chuvas, toalhas e, internacionalmente, pelos buracos minhoca.

Foi um dia cheio de enormes novidades este sábado chuvoso de Março. Para começar o Coutinho vinha com um sorriso radioso, trazia 9000 gramas de compostos químicos no tejadilho do carro com o nome da Scalpel 1. Enquanto ele me explicava na viagem os carbonos, magnésios, titânios e outras coisas da máquina, eu não sabia se havia de consultar a tabela periódica, pedir um frasco para mim ou voltar às aulas de físico-química*… Agora imaginem se eles se lembram de fazer um espigão em urânio 235 e sem selim... Com a energia que aquilo liberta, acabavam-se as histórias de dopping! No caso da Bianchi do Chefe tem que ser feito em Plutónio, claro...

Mais novidades? Agarrem-se:

O Gil apareceu, e ativo! Sim, ativo, mas só durante os primeiros 5210 metros do passeio, claro! Às páginas tantas numa descida junto a um rio parámos para reunir o grupo e eis que ele surge, branco como a cal**. Vai daí o Chefe oferece-lhe um daqueles frascos de compostos químicos que encontrou junto a uma refinaria e que, segundo ele, o fariam levantar paralelos. O efeito foi tão rápido e eficaz que o Gil vai mandar vir uma remessa deles para uso pessoal. Eu não vi, mas parece que chegou a olhar para um monte de pedra e a dizer, estou capaz de subir aquilo, estou capaz de… E apanhou boleia de um jipe da organização que o levou aos banhos. Mais tarde provou-se um veículo de transporte eficaz, rápido e culturalmente válido.

Soubemos entretanto que o Coutinho tinha fumado a sua carta em Ceuta e que, segundo o Tu o'Six, fica em Marrocos. Obviamente Murcão juntou fumar e Marrocos e chegou à conclusão brilhante que esta não era feita de tabaco... Por falar em Morcão, ao chegarem a Braga ele tentou levar a comitiva para Barcelos. Se quiserem saber porquê, perguntem-lhe, mas acho que nem ele sabe!

Aqui estávamos já no abastecimento, onde o Tu o’Six com um copo de vinho na mão, meio croissant com marmelada na outra, e uma sande na boca, já mantinha a organização alerta, não fosse de repente ele desatar a encher os bolsos, afinal foi ali o seu batismo e eles já o conheciam.
Por falar em batismo, numa descida ouvimos “ “, seguido de #$£€§@€!!! Tinha sido o Coutinho… A máquina dele é tão leve que nem se ouve ou sente quando tomba. Depois o Tu o’Six mostrou porque tirou um curso de engenharia, as mudanças da Scalpel nunca mais fizeram barulho****… O Morcão dizia que era por serem novos, Morcão! Hã, e vocês sabem o que acontece às cabras quando junto a um precipício... Não??!!! Perguntem ao Tu o'Six ou ao Chefe.

Quando começamos a chegar à zona das cabanas de madeira do parque do Lanhoso o Chefe obrigou mais dois enterras a deitarem-se. Conclusão:
Vocês tenham cuidado com os líquidos do Oliveirinha! E Chefe, é Chefe, se ele manda, cumpre-se! Chamem o Jipe!

Uma palavra para o raide: Espetáculo! Mesmo, mesmo! Paisagem, organização, tudo para ser uma das melhores reuniões de amantes dos passeios em bicicleta de montanha. Eu não posso confirmar isto porque ia sem óculos, mas confio no que me disseram. Até caíam de cú à nossa frente, extasiados com a beleza circundante e ao escorregar nas pedras com musgo, ou se calhar com o vinho...

Acabamos em Braga a lanchar uma francesinha regalados com mais um dia bem passado! Deixo-vos em cima a foto que o Gil tirou, para mais tarde recordar, e uma palavra para o Cute: Sempre atento aos buracos!

*A professora…
**Obtém-se por calcinação a cerca de 1000 graus de uma mistura de pedra calcária com cerca de 8 a 20% de argila, segundo o Coutinho.
****Claro que sabem o que ele faz aos desviadores.

6 comentários:

  1. Sobre o rescaldo feito pelo Morcão nada a dizer

    O ride Maria da Fonte, só posso dizer que o ano passado o meu dorsal foi o 283 e o deste ano era o 284... e mais não digo

    até sábado

    ResponderEliminar
  2. Um obrigado a todos, especialmente ao Gil, que sem preparação, e cheio de coragem, não virou a cara a luta pra mostrar a sua maquina nova.
    Cute muito bem que estiveste, mais 15 dias no sofá e estas pronto pra mais uma maratona, não invista na bike, acho melhor num sofá novo!
    Morcão, tenho uns oculos de mergulho(bonitos)dá um bocado de aspecto de CÓCAS, que te davam um grande jeitinho, começavas e acabavas os passeios e maratonas sem os tirar ou embaciar e desfrutar das paisagem lindas, bonitas e rios fantasticos. Ouve sempre o que eu digo!

    Tu Tuòsix ainda não consegue escrever, porque ainda não acabou os croissants que trazia nos bolsos dos calções de likra, porque os pães com marmelada,sumos,bananas,vinho,laranjas, M150,(acho que não havia mais nada) já os tras no alforge da frente bem acomodados,pronto a descarregar num banco branco de qualquer casa!

    MC(mestre de cerimonia)com uma bike dessas numca a metia na lama, mas no suporte em cima do tejadilho do carro a passear na Foz e Leça, davas um estilo nas esplanadas e vestido de licra dos pés a cabeça! Sim, sim!!!

    Quando é que a gente pode(se tu deixares) sentar nessa manca?

    ResponderEliminar
  3. ...Caro Chefe, eu ouço sempre o que me diz, com muita atenção, e embora não pareça há muita coisa que eu não publico... E se tem um óculos de mergulho eu aceito-os de bom grado, até porque meter água é comigo...

    Concordo que o Gil esteve muito bem na partida e espero voltar a vê-lo ainda antes do Coutinho mudar de bike... afinal foi ele quem lançou o Chefe nas duas rodas...

    ResponderEliminar
  4. Caro Chefe, isso de estilo e esplanadas e afins* é mais para o lado das Pedras do Corgo

    Em relação a manca, não me lembro de alguma vez ter recusado alguma coisa, agora se vem com os afins, aí.......

    * como é que eu sei?? isso agora....

    p.s vou entrar de novo em "forma celibato"

    ResponderEliminar
  5. ...O Coutinho também é PS? Irra!!! E o que é isso de celibato?

    E o Chefe quer se sentar onde?...

    ResponderEliminar
  6. é, depois queixa-se das pêras, é.

    ResponderEliminar