Bike em Terra

Bike em Terra
Topo do Marão 1420 metros (mais ou menos *)

sábado, 10 de setembro de 2011

Duas em uma... sem imagem


Há alturas em que nos reunimos para pedalar*, e outras em que o único propósito é ouvir as histórias, que não são histórias**, contadas pelo nosso Chefe. A semana passada foi para ouvir, até porque só vieram 4 enterras, estava a chover, convidava a uma fogueira e a malta estava cansada como o costume. Do percurso nem sequer falo, já nem me lembro, apenas que chegados a um parque de merendas, assentamos arraiais a lanchar em redor do Chefe.

Com ar sério começou: - Há muitos, muitos anos havia uma terra ali prós lados de Leça, que começava com uma placa que avisava: “ESTÃO A ENTRAR NO FAR OU ÉS-TE!” e que terminava com outra que voltava a avisar: “ESTÃO A SAIR DO FAR OU ÉS-TE!”. No fundo, esta terra era uma rua – dizia – tinha uns quantos cafés de cada lado, mesmo tipo tascas, que eram visitados frequentemente por uma mulher que tocava música. Para afinar precisava passar em todas as capelas e tomar um dedal cheio de líquidos, ziguezagueando entre elas. Quando chegava ao fim da rua estava fina e pronta a tocar, e que bem que ela tocava – lembrou o Chefe – tocava mesmo bem, de ouvido e não só…

Nessa rua havia também um mágico, e não era um mágico normal, era um que escondia coisas como qualquer mágico sim mas, para as fazer aparecer, era à marretada. Tinha também um prazer especial em esconder plantas, e se possível de folhas palmatinervadas e depois, gostava de as queimar aspirando os vapores.

Certo noite, estava ele num desses antros, quando entraram uns gajos de azul e de chapéu e vai daí ele pega num saquinho de plantas que trazia no bolso e zás, fá-lo desaparecer na parede do WC! Magia! Mas como os gajos não desandavam teve que concluir o truque no dia seguinte. Azar o dele… Durante a manhã outros gajos com azulejos, coisas de trolha e sem sono, revestiram a parede. Bonito serviço, disse ele com ar de desafio*****, este vai ser o meu número mais difícil! E PUM!

- Ei! O que foi isto? – Perguntou o dono.
- Isto o quê? – Perguntou o irmão do mágico, também fã de plantas…
- Parece-me ouv.. PUM! Isto, carago! Não ouviste?
- Irra, já está a ouvir coisas?! Que idade tem? (PUM! PUM!)
- PQP! Se isto não vem daqui de dentro… e vai em direcção do quarto de banho. Cruza-se com o mágico e pergunta-lhe se não tinha ouvido nada e claro que a resposta foi negativa. Entra na casa de banho e … AAAAAAAAIIIIIIIIII, O QUE É QUE É ISTO CARAGO?! QUEM FOI O F… Bom, aquela parede fazia lembrar um bunker depois de um ataque de artilharia pesada. De facto foi o aparecimento mais difícil para o mágico! E nunca mais endireitou, a parede…

A esta altura o Chefe já ia na terceira barrita quando começou a história do Pêpêdê. Esse sim estava muito à frente, ele inventou a forma mais rápida de mudança de transporte, em andamento. Uma vez ia ele de gás na sua Casal de duas a tentar descobrir os horários dos autocarros quando de repente lhe sai um ao caminho, adiantado claro. Não teve mais, apontou à porta e zás, entrou de cabeça e recebeu um módulo, não fosse ele desaparecer sem pagar. Tirou logo bilhete e foi o precursor do andante, porque entrou em andamento.

Ele e o outro que sacava um cavalinho e encaixava a roda da frente na traseira do autocarro e andava assim de transporte público. Diz o Chefe muito calmamente e com admiração – “Nunca o vi cair!”

Depois havia o Bob Marley que tinha uma carrinha cheia de fumos lá dentro e chateava-se por tudo e por nada. Um dia à noite ia com a malta e alguma coisa o mordeu pelo que disse ao gajo que na altura conduzia: - “Abranda para os 30!” e ele abrandou. Então o BM, nascido em King Stones (Jamaica), abriu a porta de correr e ao pontapé fez descer os outros passageiros que iam a bordo. Inovação, diz o Chefe! Rápido e eficaz! Para quê as mangas nos aviões, assim é rápido e seguro, se não ultrapassar os 30?

Passada uma semana voltamos a encontrar desta vez em São Vicente de Queimadela, para tirar umas fotos e esperar pelo capacete do Gil. O Chefe manteve o mesmo pedal para tudo menos para a bicicleta, discutiu-se imenso a altura das redes de Futvólei*** de praia, não sei bem porquê, mas são sempre mais altas do que os jogadores. Segundo o Chefe porque eles têm sempre que saltar para cabecear a bola. O Coutinho voltou e trouxe a máquina e a minha conta. Eu continuo com a escoliose, acho que não me safo, e o Gil continua a precisar de férias ao sol e a fazer asneiras. Desta vez teve que ir ao campo buscar o capacete do Chefe e a casa buscar o dele… Irra!

Hã! Ia-me esquecendo, afinal eu tinha razão, a Cristina está viva: o Chefe buzina e o rádio liga, mas os mecânicos já sabiam e têm uma promoção para resolver isto… Sobre o passeio… não teve história porque estava a chover, pouco…

*Cada vez mais raras…
**Aconteceram mesmo!
****O Gil é que sabe disto
*****Tipo Chefe.
******Encontrei alguns asteriscos!

9 comentários:

  1. Realmente, como é que a conversa chegou à altura da rede ?
    r: A altura da rede para competições masculinas é de 2,43m, e de 2,24m para competições femininas.
    Agora pergunto : Como é que se chega com puntapé circular "em leque" a 2,43 ? *

    Murcão ! PArabéns, conseguiste !


    * - Atenção que não estou a dizer que é impossivel ! O gajo até pode ser baixinho, mas se calçar 52, vá, 51 no minimo, é capaz de compensar

    ResponderEliminar
  2. Hello Enterras (espero que já sequinhos)

    Resposta e esclarecimento aos "distraídos", em particular al signore "Duecento e sei", (pra não dizer "DDO") *
    e aos demais interessados em tão singelo e fabulástico assunto:

    Altura da Rede Futvólei:

    A altura da rede para competições oficiais internacionais masculinas é de 2,20m e 2m nas competições femininas. Na variante de 4 por 4, a altura é de 2m.

    Assim, o famoso pontapé circular ou de "bicicreta" já ganha novas hipóteses de surtir algum efeito!!!...

    Quanto a aventura da Lareira, ontem foi surpreendentemente complicado terminar a tarefa, o que nos relega para nova tentativa em data a marcar, com menos vapores de "C2H6O"!
    E mais não digo...

    LEGENDA:
    *DDO = Duro de Ouvido...

    ResponderEliminar
  3. As medidas que dei foram de volei de praia. Espera aí, de facto e mesmo com o barulho da chuva a cair, falava-se de futvolei, donde me saiu a ideia do volei de praia ?
    Ahhhh. Ok. Na broa !
    Vai dai, dou o braço a torcer.
    Ó Gil : Era mesmo um campo futvolei ou eram jogadores de futebol a jogar num campo de volei de praia. É que agora, que estou concentradissimo, não se recordo.
    Não é DDO. É antes SS* ou então CCNO**, tá bem ? É que quando era mais pequeno fui operado às adenoides (e o medico extraiu também as amigdalas, assim a atalho de foice****) junto com prái 10 anos de banda de ébi-métal, mais walkmans. É natural que não ouça lá muito bem.


    * - SemiSurdo
    ** - Cheio de Cera Nos Ouvidos
    **** - Foi-se mesmo. Diz a minha mãe : Então Sr. Doutor ? Como correu a operação ?
    Diz ele : Muito bem, muito bem, minha senhora. Tiramos as amigdalas também.
    Minha mãe : Mas, mas, mas ele não tinha problemas nas amigdalas.
    Doutor : Não tinha, nem vai ter !
    Tu vê lá !

    ResponderEliminar
  4. ...Eu sei que o assunto não é comigo, mas gostei do não tinha nem vai ter!!!...

    ResponderEliminar
  5. EHEHEH!
    Ainda bem que se ficaram pelas amígdalas...

    Abracio

    ResponderEliminar
  6. Dass!

    Vocês são 10 mil vezes piores que eu e Sushi. Só me lembro daquele episódio onde tinha um elevador com 2m quadrados e a Sushi tinha 700mm de largura por 2m e qualquer coisa de comprimento e 1.4m de altura.

    Questão: com meter Sushi e Jorgex dentro do elevador?

    Resposta: com Sushi em pé, alçar uma perna por entre o triângulo obtuso do quadro, as costelas encostadas no guiador e passar a mão esquerda por de trás da cabeça para pressionar o botão do 8º andar, de modo o traseiro no roçar nas paredes do prédio, enquanto o ascensor estiver a uso.

    Isto parece surreal, mas é a verdade verdadeira!

    ResponderEliminar
  7. ...A partida dos 5 cumes é às 9:30 pelo que sugiro zarpar de minha casa às 7:45. Confirmem ou desmintam....

    O Chefe já voltou? Se sim, não parece, se não, está bem...

    Já tenho o n.º de telemóvel do ativista mas nem lhe ligo com medo dele andar sob escuta... (A.O.)

    ResponderEliminar
  8. Confirmado ! Já falei com o MC e estamos a apontar para às 0745 GMT à tá Maison com janelas tipo la fenetre !
    Quanto ao Chefe, sim já voltou e sim, já foi outra vez ! Gajo irrequieto !
    quanto ao Chefe dos XUPA_MISTO *, facho que fazes bem.

    * - (desculpem mas tenho que dizer) que é pêra doçe !

    ResponderEliminar
  9. Correcto e Afirmativo!

    Encontro-me em espécie de estágio, quando voltar devo (?) estar imparável!!!

    Quanto ao clan Xupa_Misto -olhei, olhei e nada ! Continuam todos muito longe. Há que continuar nas missõezinhas para ganhar pontinhos ... Ehehehe (hum, noutro dia cheirava a suor numa certa sala que eu espreitei...)

    Tá quase - não desistas agora!
    Eu espero mais um bocadinho!

    Obs: os "Zombies" dão muitos pontinhos - mas claro - só pra PRO's!

    Abracio e ate breve!

    ResponderEliminar