Bike em Terra

Bike em Terra
Topo do Marão 1420 metros (mais ou menos *)

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Tureka !

Caros Enterras,
Não. Não encarnei no Arquimedes nem serei sua encarnação.
Não me sinto enciclopédico ao ponto de afirmar que descobri a origem da roda nem tão pouco que entendi a teoria dos wormholes, pelo menos não tão bem como o nosso chefe.
O que eu descobri vai-vos servir de muito pois facho que todos nós já nos irritamos em algum momento com aquele barulho parasita que as nossas bikes por vezes fazem e que muitas vezes deixam de o fazer inexplicavelmente.
Uns mais do que outros, é certo, mas que já aconteceu, já.
Posto isto, e voltando a Arquimedes, imagino qual não foi o seu espanto quando certo dia foi tomar banho, não de chuveiro, mas de imersão, e ao entrar na banheira constatou que o nivel da água subia.
Gritou : Eureka !
Arquimedes havia descoberto que o volume de um corpo poderia ser calculado medindo o volume da água movida quando o corpo é submergido na água. Simples não é ?
Nem só de coisas complexas é feito o nosso mundo, nem tão pouco as nossas bikes e eu tenho-o descoberto dia após dia durante esta semana.
Partilharei convosco pessoalmente os meus progressos na mecânica da coisa, caso vos interesse.

Porquê Tureka ? Juntem TuoSix com Eureka e logo entendem. Se fosse o nosso Chefe diria Chereka, o MC Coureka, o Murcão Éahreca, Cute Cureka, Lobo Lobeka, Garyreka e por ai iriamos.
Interessante pois todas essas exclamações rimariam com cueca, sueca, * e faneca.

Adiante que já estou a divagar.
O canhão andava a ranger muito. Demais para o meu gosto. Estes barulhos espicaçavam-me a camueca (outra que rima !) de tal forma que tinha que resolver esse problema.
Seria do tubo de selim ? Do Selim ? dos links ? do dropout ? Dos desviadores ? de mim ???
Tentei e tentei mas nunca descobri onde rangia, sabendo porém que qualquer barulho numa bike é naturalmente amplificado pelo quadro e todos parecem provir do tubo de selim.
Lubrifiquei-o mas não. Ele continuava lá. Irra !
Até que na passada 3ª-feira, estando eu a necessitar de uma valente coça, decidi ir. E fui. Foi aí que gritei : TUREKA !!!! O barulho desapareceu !!! CFDP !
Contra o meu principio que me inibe de levar musica nas orelhas enquanto pedalo, desta vez levei o leitor de mp3 bem carregado de peso. O passeio foi bom, sem barulhos parasitas e para mim bastante exigente : 7 Caminhos - S. Pedro de la buraca - Sanatório - Sta. justa - Couce - Pias - 47 km.
Por isso afirmo : para quê ferramentas complicadas ?
Basta levar o leitor de mp3 e quando os barulhos vos chatearem, liguem, coloquem os phones nas orelhas e o volume bem alto. Vão ver que os barulhos vão todos desaparecer.
E o melhor está guardado para o fim : O pior que vos pode acontecer é quando chegarem a casa a vossa mais que tudo perguntar : Que cão é esse que trazes agarrado à tua coxa ?

Quem é amigo ? Quem é ?

* - KEKA !

2 comentários:

  1. Mas pode descambar também a Lei de Murphy :
    "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará"
    ou
    "Se há mais de uma maneira de se executar uma tarefa ou trabalho, e se uma dessas maneiras resultar em catástrofe ou em consequências indesejáveis, certamente essa será a maneira escolhida por alguém para executá-la"

    ResponderEliminar